Discussão religiosa?

galileu6Sim, entendo que existem coisas piores que uma discussão sobre futebol. Uma delas é a discussão religiosa, ou a discussão sobre pontos de vista acerca da religião.

Percebo,  muitos creio que percebem há anos, que no tratar de opiniões sobre a religião, há um inconteste desrespeito às opiniões que não são favoráveis a igreja e todo o sentido dela na humanidade.

Há tempos eu não acredito mais em santidades nem em pessoas que caminham em cima da água ou que multiplicam peixes. Se um dia acreditei, foi em função de certos aspectos da educação que recebi ao longo da infância. “Não minta, não roube, papai do céu castiga”. Papai do céu, esse é um dos nomes da criação do próprio homem, com o objetivo único de intimidar e controlar os demais de sua espécie.

Vejo hoje em dia que os argumentos utilizados para a existência de um ser divino são fracos. A explicação para uma criança que sofre? Ela está pagando nessa vida o que fez em outra. Ora pois, qual é a vantagem de pagar por algo que (se é que houve) se fez mas não se lembra? Se Deus existe, como ele permite que alguém sofra? “Está passando por uma provação”, dizem. Acho isso uma bobagem.

Não duvido que Jesus tenha existido, duvido é do caráter de santidade que lhe é conferido. Acredito que ele tenha existido como pessoa comum, como existiu Ghandi, uma pessoa que tenha tentado cativar outras em prol de algum objetivo, mas usando palavras. Acho a igreja um negócio, um negócio rentável para alguns poucos. Nada mais que isso.

Mas é claro, milhares de anos de lavagem cerebral e mesmo hoje as opiniões neste sentido são rechaçadas. O ser humano precisa de algo para acreditar, dizem os colegas na faculdade. Mas se o ser humano precisa mesmo de algo a acreditar, que tal acreditar na bondade, no respeito à todo tipo de opinião, na honestidade, no trabalho e no cumprimento às leis? Mais fácil acreditar no além. Lamentável.

Anúncios

6 comentários sobre “Discussão religiosa?

  1. Verdades!

    A religião é o câncer de poucos e a cura de muitos, cura essa que nunca é provada, e nem nunca será, mas um dia meu amigo essa farsa há ruir.

  2. Sério, acho que essa vida é uma salada de frutas, uma misturança: teorias em acreditar em um “além” ou algo, em religião, em homens, em igrejas, ou Deus deixar alguém sofrer etc… Mas…

    Um ponto é que o homem está no meio de um sistema cheio de suas próprias qualidades e defeitos, interagindo tanto pelo bem quanto pelo mal. Assim são criadas religiões, filosofias, pensamentos, falsidades e até mesmo verdades. Onde há homens, as coisas são assim. E somos reponsáveis pelo que semeamos, na hora em todos pararem de jogar irresponsabilidades uns nos outros, as coisas podem ser melhores. Mas e Deus, não faz nada?

    Ponto dois: verdade indiscutível é que estamos separados de Deus, porque se estivéssemos juntos a Deus as coisas não seriam do jeito que são. Deus não existe? Dizer que Deus não existe é tão difícil de provar quanto há 3000 anos atrás que, por exemplo, existiam prótons formavam um átomo. Mas prótons sempre existiram, não é mesmo? E evidências indicaram um caminho para descobrirmos o próton. E dessa maneira cada um tem em sua vida tem as evidências de Deus, Ele pode estar mais próximo de cada um quanto se possa perceber. Ah, certo, mas os homens buscam a Deus e nada acontece? Acontece sim, mas não esqueça que o homem precisa entender as coisas como são e não como quer que sejam. É tão difícil ao homem entender a Deus como uma barata aprender a compor uma música. E a propósito, para quem acha que Deus não busca ao homem… Jesus foi a manifestação humana de Deus.
    No fim da história, crê quem pode – não basta querer. Um abraço.

  3. Esse assunto sempre será discutido porque o homem apesar de toda capacidade de pensar, conjecturar, criar e recriar concepções, inventar, reinventar, discutir e rediscutir parâmetros, ele ainda se depara com situações as quais só está sujeito como espectador e que não pode intervir ou inferir por mais que queira.

    Um dos problemas para o homem é que existe uma questão metafísica entre ele e Deus, tanto para os que querem acreditar e até testemunham dessa sobrenaturalidade (cura de doenças, pessoas ressuscitando etc), quanto àqueles que não querem, ou por concepção inflexível e tendo abraçado outras maneiras de vislumbrar a criação do mundo etc. a defende como real e certa, ou simplesmente porque estudar a respeito e definir posicionamentos torna-se algo meio inapalpável e sem futuro.

    Mas tanto os que estão de um lado como os que estão do outro podem se dar a imparcialidade de conversando, debatendo, conjecturando e racionando juntos, sem revanchismos ou queda de braços entre suas teses e postulados, incrementar uma viagem sem precedentes rumo a, pelo menos, pontos de elucidação de um lado e outro das concepções que os façam refletir em direção a um caminho entre as duas sistematizações de crença e não crença, de existência ou não, de evolução e involução e mais, muito mais…

    Ficamos muitas vezes nessa roda viva de discussões de defesas como se isso fosse necessário para ratificar um poicionamento em detrimento do outro e isso, sinceramente, é patético. O caminho da convsersa e da maturidade passa pela coerencia em pelo menos, escutar e tentar vislumbrar o olhar do outro. Difícil que só, mas para o homem creio ser perfeitamente possível.

    Grande abraço a todos e parabéns pela discussão.

    Heldon.

  4. Acredito, sem desrespeitar o que o colega descreve, que é impossível desenvolvermos a bondade, respeito e muito menos honestidade sem que se aceite, como ele mesmo disse, o caráter que é atribuído ao HOMEM JESUS, ou seja, uma vida completamente Santa. Eu acredito que o homem pode sim respeitar e ser respeitado, ser beneficiado e atribuir a bondade, ser honesto e ser tratado com honestidade, pois creio, que isto, são consequências, mas isto, só é possível por meio de um modelo e este modelo para todo aquele que deseja ter um mundo melhor, acredito, ser Jesus Cristo.

  5. E como tu explica todas essas coisas que acontecem dentro de uma igreja? Você já experimentou ler a bíblia? Devia começar a fazer essas duas coisas antes de tirar suas conclusões. Uma criança sofre pela permissão de Deus porque ela será recompensada no futuro, digamos que isso é uma prova na vida de uma pessoa. E depois da prova vem a benção. E a benção será recebida no céu. Quantos pregadores eu já vi contando tua história diante da igreja, muitos que sofreram a vida toda, e quando encontraram a bíblia, a vida dele foi mudada completamente…Deus tem um plano na vida de cada um basta você crer. Deus deu a mente, a vida, e os pensamentos há cada um de nós para que nós próprios cuidarmos de nós mesmos, para que nós fluíssemos sozinhos. Mas apenas com uma condição: Tudo nos caminhos de Deus. Deus não queria que nós fossemos as marionetes dele, e sim que nós próprios cuidassemos de nós mesmos, só tendo a conciência de que Jesus morreu na cruz para nos salvar. Vocês, ateus, eu não tenho nenhum preconceito, mas na minha opinião, vocês tão errados. Porque não se dão ao esforço de ir em uma igreja e sentir a presença de Deus, e culpar a mídia. Falar que as mentes daqueles que creem em Deus estão sendo controladas pela mídia. Pra mim, isso é que vocês não conseguem sentir a presença de Deus, não procuram sentir. Mais quando o assunto é de que alguém se cura na presença de todos da igreja, vocês não tem uma explicação pra isso né? Quando acontece um milagre, vocês não tem explicação pra isso né? Eu tenho a explicação: A glória de Deus. Bem, não estou aqui para mudar a opinião de ninguém, e sim pra passar a palavra de Deus e dizer o que eu tenho pra falar. Agora o que veremos é no julgamento final quantos de vocês pedirão perdão diante de Deus. ”EM UM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, EU ESTAREI NA MANSÃO CELESTIAL.”

  6. Para criticarmos algo ou até mesmo falar sobre devemos estudar e saber do que realmente se trata. Percebe-se que a pessoa que escreveu esse texto nem se quer leu a bíblia. Aconselho você a ler e estudar a bíblia e depois criticá-la. Terá muito mais conhecimento agregado para discutir. Creio que se você estudar a bíblia irá mudar essa sua conclusão preciptada sobre Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s